Vida. Brasília. Brasil. Não necessariamente nessa ordem. Não necessariamente nesses limites.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

As árvores também somos mim.





E aí está você, do alto da sua inteligência, criticando a tal inclusão digital e destilando veneno contra quem escreve ou fala errado. Desqualifica a pessoa porque a conjugação passou longe da norma formal. Ironiza a falta de concordância dos termos. E nunca tem a intenção de corrigir, só de criticar.

Então, já pensou que essas pessoas simplesmente não têm culpa pela maneira como falam? Que ela não foi tão privilegiada em seu ensino, como você provavelmente foi? Que talvez ela não tenha a oportunidade de ler tanto quanto você? Ou que talvez o tempo dela para se preocupar com educação esteja esmagado pelo tempo que tem que trabalhar para ganhar algum sustento? Ou mesmo que, tendo todas essas oportunidades, a pessoa simplesmente tem dificuldade para lembrar e interiorizar essa tal construção "correta"?

E aí você me diz que sim,, já tinha pensado nisso? E simplesmente ignora tudo e continua nessa posição de superidade falando porcaria pelos cotovelos? Tudo bem, o pobrema é seu, que fica irritado e irritante à toa.

Porém, eu acho que a pessoa que fala errado não é a verdadeira limitada da situação.



2 comentários:

  1. Gente, eu estava pensando nisso ontem à noite!! Inclusive pensando em fazer um post justamente sobre preconceito linguístico eheh Porque coloquei um clipe de Valesca Popozuda no meu face e começaram a chamar ela de analfa na minha TL só porque ela falou "Elas veja".

    Acho desnecessário isso tudo, até porque nunca vi ninguém me chamar de analfabeta quando eu falo "tu vai". É tudo erro de concordância verbal. Mas é só uma questão de preconceito contra a classe social que comete esse ou aquele "erro"...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Roberta, dá uma tristeza ver gente próxima à gente fazendo esse tipo de coisa. Acho que é tudo por falta de um pensar crítico sobre as consequências e razões de cada ato. Eu também só consigo enxergar o preconceito social que permeia essas falas.

    ResponderExcluir