Vida. Brasília. Brasil. Não necessariamente nessa ordem. Não necessariamente nesses limites.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Atenção Brasília e admiradores do seu céu, usem filtro solar.

Paulo Montego/R7

Sim, nós temos o teto mais maravilhoso de todos. E fazemos questão de, sempre que podemos, ficar hipnotizados pelo céu azul de nuvens doidas da capital desse país.

Mas é necessário ficar ligado. Saiu uma nova pesquisa que indica que os níveis de radiação no Brasil são ainda maiores do que se pensava. E pelo mapa divulgado, o planalto central junto com o sudeste parece ser uma das regiões mais críticas em termos de incidência solar.



Percebeu-se que os cuidados devem ir além do "não se expor ao sol entre 10h e 15h". As informações que davam base para esse conselho vinham todas de pesquisas feitas na Europa e Estados Unidos. Agora que foi feita uma pesquisa no Brasil, pela Unifei, foi percebido que a situação aqui é mais delicada. 

É necessário que todos usem protetor solar de fator mínimo 30, reaplicados a cada 2 ou 3 horas (e não, não estou sendo patrocinado por empresas de cosméticos - Mas alô empresas que queiram mandar protetores de graça, tamo aí!) e evitem ao máximo exposição ao sol nos horários de maior claridade. 

*

Sei que quando se fala em possíveis doenças, como câncer de pele, muitas pessoas banalizam a preocupação e deixam passar. Então vou levantar um ponto que dói mais em alguns: a vaidade.
A exposição inadequada ao sol, como se não bastasse o possível câncer, causa diversos danos que levam ao envelhecimento precoce da pele.

 A imagem abaixo é de um caminhoneiro que sempre pegava mais sol de um lado esquerdo do rosto, durante 30 anos, por conta de seu trabalho. Vejam e tirem suas próprias conclusões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário