Vida. Brasília. Brasil. Não necessariamente nessa ordem. Não necessariamente nesses limites.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Então vá! - Cachoeiras do Indaiá

Essa aqui vai pra lista de: "Como assim você não conhece?!?".



 A cerca de uma hora de distância de Brasília, é quase um pecado não conhecer esse local. Uma série de cachoeiras (cachoeirões, cachoeiras e cachoeirinhas) que se localizam no Rio Itiquira, próximo ao município de Formosa. Saindo de Brasília, porém, não precisa sequer passar pelo município para chegar.

O local não é inimigo dos que tem preguiça desse tipo de programa. O principal poço para banho fica a menos de 10 minutos de caminhada do estacionamento, e parte do caminho ainda é pavimentado com umas pedrinhas. Logo que se chega ao rio existe um local com boa vista (bom pra fotos) e espaço pra descansar. Durante a caminhada, é possível ver nascentes de água que descem os morros e se juntam ao rio. 

Quem chegar cedo e der sorte, ainda consegue ver a revoada de andorinhas (confere andorinhas, produção?) que moram nas pedras de uma das cachoeiras. Chega a parecer uma espécie de redemoinho de pássaros, coisa de tirar o folego. (Sim, eu fiquei tão de cara com o negócio que nem dei conta de tirar foto, mas na foto que abre o post dá pra ver algumas delas).

É possível nadar até debaixo de uma parte da cachoeira e receber uma das massagens mais revigorantes que se tem notícia no planalto central.



Para os mais corajosos e amigos de trilha, é possível, a cerca de 1h30 de caminhada razoavelmente tranquila, chegar na beira do abismo do Itiquira, de onde você vê de cima (perca o fôlego de novo!) uma das maiores quedas do Brasil - 168 metros de queda livre, que merecem um post próprio depois.

Como chegar:


Exibir mapa ampliado

Dicas.

1- Protetor Solar.
2 - Comida.
3 - Chapéu
4 - Canga - além de dar uma boa toalha e funcionar como lugar pra deitar, ainda pode servir na trilha para fazer mais sombra no corpo e se proteger das plantas mais chatas durante o caminho (tem uns bambuzinhos que vou te contar...)
5- Fique de olho, lá tem uma espécie de borboleta azul incrível, que deu as caras nas 5 vezes que eu visitei a cachoeira.
6 - Sempre peça mais informações aos funcionários do local.





2 comentários:

  1. Não, não conheço essas cachoeiras :/
    Já até conheço algumas por aqui, como a do Poço Encantado, as de Piri, Chapada, mas essas acabei de colocar na minha listinha de pendências.
    Ah! Gostei do blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Roberta, vá mesmo! Essa daí dá de dez a zero no poço encantado, e é realmente fácil de chegar. As vezes eu até desconfio que em muitas viagens que as pessoas fazem pra Piri e Chapada, acabam vendo cachoeiras menos surpreendentes do que as dos nosso arredores, como essa e a Itiquira.

    ResponderExcluir